quinta-feira, 16 de abril de 2009

Doença Gengival pode originar doenças cardíacas

A importância da saúde bucal para a preservação da saúde geral dos indivíduos sempre foi relegada a um plano secundário.

Mas isso começa a mudar com informações aqui e ali sobre o assunto.

Vamos a um rápido esclarecimento sobre isso: Pacientes acham pouco relevante pra sua saúde o sangramento gengival crônico. Desconhece que isso pode ser fator de disseminação de bactérias, desencadeando ou agravando doenças já presentes. Por isso é importante que o indivíduo saiba do risco de um sangramento gengival crônico, que não é normal a presença desses sangramentos gengivais, muitas vezes diários, como não seria em quaisquer outras partes do corpo. É importante procurar saber com seu dentista a causa e o tratamento. O especialista na área é o Periodontista.

Digo isso por ver que o desconhecimento é tanto que muitos deixam de higienizar a região justamente porque a "gengiva sangra!!", como se fosse algo comum e de pouca relevância. Não é bem assim. No sangramento gengival poderá estar ocorrendo a disseminação de bactérias e outros irritantes pela corrente sanguínea. Muitas vezes estas se instalam nas valvas cardíacas, formam colônias de bactérias na região danificando-as e podendo ser a causa de sérios transtornos e comprometimentos da função cardíaca.

Embora alguns casos requeiram procedimentos mais complexos, como cirurgias, a muitos basta apenas uma profilaxia simples.



Atualização: Mesmo que a matéria do vídeo afirme que não há comprovação, a American Heart Association publicou uma declaração em abril de 2012 em que relatava a associação entre a doença gengival e a doença cardíaca. O artigo observava que os dados científicos da época não indicavam que a escovação regular e o uso do fio dental ou tratamento de doenças da gengiva diminuiem a incidência, taxa ou severidade do estreitamento das artérias (chamado de aterosclerose) que podem levar a ataques cardíacos e derrames. No entanto, muitos estudos mostram uma associação ainda não explicada entre as doenças da gengiva e várias condições de saúde graves, incluindo doenças cardíacas.


Valvas Cardíacas
Valvas -ou Válvulas- cardíacas, são estruturas formadas basicamente por tecido conjuntivo que se encontram à saída de cada uma das quatro câmaras do coração. Se interpõem entre átrios e ventrículos bem como nas saídas das artérias aorta e artéria pulmonar. Elas permitem o fluxo de sangue em um único sentido não permitindo que este retorne, fechando-se quando o gradiente pressórico se inverte. O que regula a abertura e fechamento das valvas são as pressões dentro das câmaras cardíacas.